*What’s next for EdTech?* Artigo publicado

Comecei meu dia com uma excelente surpresa: chegou uma notificação de publicação ahead of print do artigo What’s next for EdTech? Critical hopes and concerns for the 2020s. Trata-se de um texto a várias mãos, uma coautoria dos líderes dos diversos grupos de pesquisa que contribuíram para o número especial da revista Learning, Media and Technology a sair oficialmente em 2020 (parte do material já está disponível ahead of print, como o nosso artigo sobre metáforas de Big Data).

Além dos organizadores do número, Neil Selwyn (Universidade de Monash, Austrália) e Thomas Hillman (Universidade de Gotemburgo, Suécia), contribuíram para o artigo Rebecca Eynon, do Oxford Internet Institute, Universidade de Oxford, Jeremy Knox, da Universidade de Edimburgo, Escócia, Felicitas Macgilchrist, da Universidade de Göttingen, e Juana M. Sancho-Gil, da Universidade de Barcelona.

O texto funcionará como um editorial with a twist: em vez da usual apresentação (burocrática) dos artigos que compõem o número, apresenta-se uma discussão de desafios para a pesquisa na área. A escrita partiu de um exercício proposto pelos organizadores norteado por três princípios:

especular sobre o futuro em termos plausíveis (em vez de fantásticos);

distinguir entre o que é provável, o que é possível e o que é preferível;

pensar em “futuros”, plural, isto é, estar aberto à ideia de variações e direções diferentes que podem muito bem se desenvolver nos próximos anos.

(tradução livre)

Assim, não se trata de futurologia, mas sim de vislumbrar cenários possíveis com base em empiria e teorização do presente.

Realmente é uma grande honra para mim fazer parte desse grupo de pesquisadores mundialmente respeitados, e devo muitos agradecimentos ao Neil pelo convite inicial para integrar a rede internacional que ele e Thomas estão construindo na área de EdTech Crítica.

Assim que todos os artigos estiverem disponíveis, farei uma postagem com links e resumos.

Por hora: tenho 50 e-prints gratuitas do artigo para disponibilizar, então deixo aqui o link para quem estiver interessado.

Boas leituras!

ATUALIZAÇÃO em 24/11/2019: o artigo agora está livre a abertamente disponível – clique aqui para baixar ou ler on-line!

Um comentário em “*What’s next for EdTech?* Artigo publicado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s