
Em meio às preparações para o semestre, andei revirando anotações, arquivos e impressos variados. Na verdade, aproveitei parte das férias para organizar meus livros, artigos impressos e, principalmente, arquivos (tentando evitar ter que pagar à Google por mais espaço de armazenamento…) – não consegui terminar esse trabalho com os arquivos, mas sigo com esperança que, um dia, conseguirei ter tudo catalogado e fácil de encontrar (talvez no lindo mundo dos slow professors defendido aqui)…
Acabei minerando materiais do blog Diálogos sobre TIC e Educação, que mantive com colegas durante meus anos como líder do grupo TICPE no PPGE/UNESA. Em breve, esse blog deverá ser transformado, talvez em legado, daí achei interessante tirar de lá uma lista de recursos produzidos ao longo dos anos mas que ainda são bastante atuais.
Dentre as traduções (varias incluídas no volume bilíngue Educação e Tecnologia: abordagens críticas), destaco as seguintes:
- “A tecnologia educacional como ideologia” (pdf), segundo capítulo do livro Distrusting Educational Technology, de Neil Selwyn
- “O que queremos dizer com ‘educação’ e ‘tecnologia’?” (pdf), primeiro capítulo do livro Education and Technology: key issues and debates, (o link leva à primeira edição, de 2011, que usei para a tradução, mas foi publicada uma segunda edição em 2016), também de Neil Selwyn
- Prefácio (post) escrito por David Buckingham para o livro Deconstructing Digital Natives (org. Michael Thomas)
- Prefácio (post) de Amusing ourselves to death, de Neil Postman
- “Cinco críticas ao movimento REA” (pdf), de Jeremy Knox (tradução de uma postagem do blog que Jeremy mantinha na época; o autor publicou também uma versão ligeiramente modificada na revista Teaching in Higher Education, mas não obtivemos permissão da revista para traduzir essa versão – questões de direitos autorais)
Na categoria “Perspectivas críticas”, há várias postagens pertinentes, incluindo vídeos feitos pelos autores que colaboraram na divulgação inicial do volume Educação e Tecnologia: perspectivas críticas (esses, especificamente, estão no Canal TICPE no YouTube).
Na categoria “Disciplinas“, há diversas listas de leituras; a maioria já está desatualizada, infelizmente, mas as seleções podem ser úteis para quem está começando a levantar literatura para compor seu projeto ou montar sua(s) disciplina(s). Há, também, slides de algumas apresentações (minhas e de colegas), que contém listas de referências interessantes (aqui e aqui, por exemplo). Depositei alguns em meu perfil no site Slideshare.
Enfim, listei alguns dos recursos que acessei enquanto pensava as disciplinas do semestre – talvez seja útil a alguém.
Um comentário em “Recursos para discussões críticas na área da Educação e Tecnologia”