
Tivemos na última quinta (29/08/2019) o primeiro encontro de grupos de pesquisa no escopo do projeto “Educação, Tecnologia e Filosofia: diálogos interdisciplinares”. O projeto envolve os grupos Filosofia da Tecnologia, coordenado pelo prof. Edgar Lyra, do Dept. de Filosofia da PUC-Rio, Formação Docente e Tecnologias, ForTec, coordenado pela profa. Magda Pischetola, do Dept. de Educação da PUC-Rio, e o DEdTec.
Apoiado pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades, IEAHu, do Centro de Teologia e Ciências Humanas, CTCH, da PUC-Rio, o projeto objetiva
avançar na compreensão e reformulação dos problemas concernentes a uma educação atenta à presença maciça da tecnologia, lançando as bases de sustentação para um espaço interdisciplinar dedicado à discussão de questões pertinentes à relação entre a educação e a tecnologia.
Além dos três coordenadores de grupo, estiveram presentes orientandos de mestrado, doutorado e IC, bem como um dos membros externos do DEdTec, o Prof. Alexandre Rosado, do INES/DESU, que lá coordena o grupo de pesquisas Educação, Mídias e Comunidade Surda e o Mestrado Profissional em Educação Bilíngue, recentemente aprovado pela CAPES (e com inscrições abertas para o primeiro processo seletivo). A Profa. Magda, que está fazendo seu pós-doc no Departamento de Comunicação da Universidade de Copenhague, Dinamarca, se juntou a nós por webconferência.
Inicialmente, cada um de nós coordenadores apresentou a proposta de seu respectivo grupo e, com relação ao DEdTec, falei um pouco mais sobre o projeto corrente. Partimos, então, para uma rodada de apresentações, em particular, das pesquisas dos doutorandos, seguida de discussão de questões e ideias que foram surgindo organicamente. Por fim, compartilhamos sugestões de como poderão ser estruturados os próximos encontros.
A partir dessa conversa, a Profa. Magda sintetizou, em três linhas temáticas, os interesses compartilhados entre os três grupos:
- Projeções de futuros imaginados a partir das tendências tecnológicas ditas “de ponta” (por exemplo, Big Data e Inteligência Artificial), em outras palavras, a futurologia (o artigo da Wikipédia oferece uma lista de autores, mas, como sempre, o artigo da Wikipedia – inglês – traz muito mais, inclusive um questionamento sobre o status da futurologia: ciência? Pseudociência? Gênero literário?);
- Linguagens, discursos e metáforas: aqui incluímos a Retórica (interesse do Prof. Edgar), Teorias do Discurso (Profa. Giselle), Teoria da Argumentação de Perelman/Olbrecths-Tyteca (Prof. Márcio Lemgruber, que, infelizmente, não pôde participar dessa primeira reunião) e, em particular, o papel da metáfora nessas vertentes teóricas;
- Por fim, um questionamento (de cunho mais utilitário, talvez): como lidar com a precariedade e as incertezas que o avanço das tecnologias digitais está a criar? A Profa. Magda, em particular, tem trabalhado em seu grupo com a perspectiva das teorias da complexidade, em particular, a partir do trabalho de Edgar Morin, que inspirou seu livro A sala de aula como ecossistema: tecnologias, complexidade e novos olhares para a educação, lançado recentemente pela Editora PUC-Rio.
Nos próximos dias, deveremos conversar novamente para fechar os planos para a continuação das discussões, o que incluirá uma troca de sugestões de leituras entre os grupos, incluindo produções próprias. Oportunamente postarei updates sobre o desenrolar desse trabalho.
Ficou bastante claro que precisaremos prestar muita atenção aos nossos usos de linguagem. Como bem destacou o Prof. Edgar, diálogos interdisciplinares (intradisciplinares também, com frequência) podem ser difíceis e confusos – precisaremos construir cuidadosamente uma base ou território compartilhado para que sejamos produtivos.
2 comentários em “Encontro inaugural do projeto *Educação, tecnologia e filosofia: diálogos interdisciplinares*”