Três documentários interessantes

Estou sempre em busca de audiovisuais novos para usar com os meus alunos, e os três documentários que vou listar aqui são bastante interessantes. Os três estão disponíveis no catálogo nacional da Netflix.

A primeira recomendação é a produção mais recente: Privacidade hackeada (do original The Great Hack, 2018). Este documentário reconta o escândalo em torno da empresa Cambridge Analytica a partir de entrevistas com alguns atores centrais envolvidos no caso, que recebeu uma cobertura aprofundada do jornal britânico The Guardian.

Veja, a seguir, o trailer oficial legendado:

As falas da jornalista Carole Cadwalladr merecem destaque. Nesse espírito, vale, também, assistir a sua palestra TED que explora o papel da plataforma de redes sociais Facebook no processo Brexit. Aqui está, com legendas em português:

A segunda recomendação é Eis os delírios do mundo conectado (do original Lo and behold: reveries of the connected world, 2016), do cineasta alemão Werner Herzog. Também a partir de múltiplas entrevistas, Herzog explora o “impacto” da Internet no olhar de engenheiros (alguns dos entrevistados são figuras importantes dos primórdios da criação da rede – por exemplo, Ted Nelson), cientistas de diversas especialidades e pessoas que relatam efeitos (a maioria, terríveis) da Internet em suas vidas.

Por fim, sugiro Está tudo nos números (do original Prediction by the numbers – 2018). O programa explora a noção de se fazer previsões a partir de dados numéricos usando, em particular, modelos probabilísticos e estatísticos. Para quem tem um olhar mais crítico, será preciso dar um razoável desconto pelo “ufanismo matemático” (lá no final, a previsão é que a matemática continuará a mostrar os caminhos para a humanidade…). Falando (exagerando…) sobre desenvolvimentos de ponta – machine learning e deep learning possibilitados pelo processamento de Big Data – o entrevistado é Sebastian Thrun, que também conversa com Herzog em Eis os delírios do mundo conectado.

Um comentário em “Três documentários interessantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s