Estou sempre em busca de audiovisuais novos para usar com os meus alunos, e os três documentários que vou listar aqui são bastante interessantes. Os três estão disponíveis no catálogo nacional da Netflix.
A primeira recomendação é a produção mais recente: Privacidade hackeada (do original The Great Hack, 2018). Este documentário reconta o escândalo em torno da empresa Cambridge Analytica a partir de entrevistas com alguns atores centrais envolvidos no caso, que recebeu uma cobertura aprofundada do jornal britânico The Guardian.
Veja, a seguir, o trailer oficial legendado:
As falas da jornalista Carole Cadwalladr merecem destaque. Nesse espírito, vale, também, assistir a sua palestra TED que explora o papel da plataforma de redes sociais Facebook no processo Brexit. Aqui está, com legendas em português:
A segunda recomendação é Eis os delírios do mundo conectado (do original Lo and behold: reveries of the connected world, 2016), do cineasta alemão Werner Herzog. Também a partir de múltiplas entrevistas, Herzog explora o “impacto” da Internet no olhar de engenheiros (alguns dos entrevistados são figuras importantes dos primórdios da criação da rede – por exemplo, Ted Nelson), cientistas de diversas especialidades e pessoas que relatam efeitos (a maioria, terríveis) da Internet em suas vidas.
Por fim, sugiro Está tudo nos números (do original Prediction by the numbers – 2018). O programa explora a noção de se fazer previsões a partir de dados numéricos usando, em particular, modelos probabilísticos e estatísticos. Para quem tem um olhar mais crítico, será preciso dar um razoável desconto pelo “ufanismo matemático” (lá no final, a previsão é que a matemática continuará a mostrar os caminhos para a humanidade…). Falando (exagerando…) sobre desenvolvimentos de ponta – machine learning e deep learning possibilitados pelo processamento de Big Data – o entrevistado é Sebastian Thrun, que também conversa com Herzog em Eis os delírios do mundo conectado.
Um comentário em “Três documentários interessantes”